sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Tela Tudo recebe O Beijo da Mulher Aranha neste sábado





Direção: Hector Babenco
120 min, 1985, Brasil-Estados Unidos

Dois homens, três mulheres, uma só teia. O Tela Tudo Clube de Cinema começa 2012 com o polêmico filme do diretor Hector Babenco, O BEIJO DA MULHER ARANHA. A sessão acontece neste sábado (28), às 14h30min, no Cine SESI Pajuçara. A entrada é gratuita.
 
O processo de produção e conclusão da obra foi extremamente tortuoso e polêmico, tornando-se tão fascinante quanto o próprio filme (existe até um documentário sobre o tema nas edições de colecionadores em DVD ou blu-ray). Babenco começou a missão de produzi-lo em 1982, e logo de início, seu primeiro obstáculo foi convencer Puig a vender os direitos do livro. Em seguida, Burt Lancaster manifestou entusiasmo para interpretar Molina, porém problemas de saúde afetaram o astro e o papel foi dado a William Hurt.
 Sobre o filme:

O Beijo da Mulher Aranha (1985), baseado no romance do argentino Manuel Puig, é um drama disfarçado de thriller com um fascinante estudo de personagens.

Dois prisioneiros encerrados na mesma cela, o homossexual Molina (William Hurt), preso por comportamento imoral, e o jornalista e ativista político Valentin (Raul Julia), estabelecem um vínculo de amizade apoiado em segredos e histórias. Noite após noite, Molina reconstitui a lembrança de dois filmes: uma trama nazista onde a cantora francesa Leni Lamaison é apaixonada por um general alemão e aprisionada pela Resistência e outro, no qual uma mulher aranha recolhe e cuida de um náufrago numa ilha deserta.

Os delírios cinematográficos de um e os sofrimentos físicos do outro vão, aos poucos, eliminando os preconceitos e o medo entre esses homens tão diferentes, dando espaço para uma forte solidariedade com a descoberta do respeito mútuo e da amizade.

Há ainda um terceiro jogador essencial neste lindo jogo de xadrez, a atriz Sônia Braga, que através da escolha inteligente e de última hora de Babenco, passou a interpretar três papéis diferentes - a cantora francesa, a própria mulher aranha do título e a ex-namorada de Valentin. Suas distintas personas são como fios condutores que se entrelaçam entre a realidade e a fantasia durante toda a obra.

A atriz, que não sabia inglês na época, acabou por pronunciar apenas foneticamente as falas do roteiro, o que se revelou estranhamente eficaz dentro da atmosfera de irrealidade das suas aparições e do teor “brega” das produções cinematográficas relatadas com paixão por Molina.

Para uma trama em que um dos personagens tem uma história de fundo político tão forte, O Beijo da Mulher Aranha é surpreendentemente apolítico. Apesar de Valentin ser torturado e brutalizado por um regime corrupto e totalitário, o roteiro mantém as tonalidades genéricas. A prisão é na América do Sul, porém nenhum país é especificado ou governo é identificado. A história gira sobre os relacionamentos humanos e seus diferentes pontos de vista, sem colocar o foco na opressão das ditaduras sul-americanas.


Problemas constantes de financiamento também prejudicaram o andamento das gravações, que sem o apoio do estúdio, foram principalmente financiadas por apoiadores independentes do Brasil e dos Estados Unidos. A má compreensão de Babenco do inglês era uma confusão constante no set, e partes do script eram reescritas diariamente com a intervenção de Puig, que muitas vezes discordava das alterações. A “cereja do bolo” foi a relação conflituosa entre Babenco e o ator William Hurt, que ao final das filmagens já não se falavam mais.

Mas o filme estreou no Festival de Cannes em 1985 e ganhou o abraço do público. Passou a quebrar recordes de bilheteria e saiu da obscuridade para ser indicado ao Oscar, na categoria Melhor Filme, porém foi William Hurt que levou a estatueta de Melhor Ator.

O Beijo da Mulher Aranha é belo e cheio de camadas que o fazem manter o vigor e atravessar o tempo como uma teia, onde o seu veneno, sem prazo de validade, ainda pode causar ataques bem profundos.

Venha receber O Beijo Da Mulher Aranha!


28 de janeiro de 2012
Realização: Tela Tudo Clube de Cinema
Parceria: Cine Sesi Pajuçara

Entrada gratuita

Mais informações:
http://www.telatudo.com/2012/01/2801-o-beijo-da-mulher-aranha-de-hector.html

* Cartaz: Amanda Nascimento
* Texto: Nivaldo Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do meu blog. abraços. beto