terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Tela Tudo exibe o iraniano O SILÊNCIO neste sábado


 Direção: Mohsen Makhmalbaf
76 min, 1997, Irã-Tajiquistão-França

Seus olhos te distraem, escute. O Tela Tudo Clube de Cinema exibe neste sábado (03) o filme iraniano O SILÊNCIO, de Mohsen Makhmalbaf. A sessão acontece às 14h30min, no Cine SESI Pajuçara. A entrada é gratuita.

Sobre o filme:

Khorshid (Sol, em iraniano) é um garoto cego que vive em uma vila do Tajiquistão e trabalha como afinador para um velho fabricante de instrumentos. Pressionado por ameaças constantes de despejo, o garoto tenta conseguir dinheiro para salvar a moradia da família, porém, sua audição sensível transcreve o conflito para um universo sonoro-poético que o faz descobrir o mundo e a si mesmo.

Como uma espécie de armadilha, seus ouvidos são incapazes de resistir aos belos sons ou à necessidade de afiná-los em busca de uma harmonia possível para ele somente na audição. Khorshid perde-se constantemente pelas ruas da cidade e através de suas vagações acústicas, somos envolvidos pela sinestesia de uma primorosa manipulação da partitura fílmica.

O som é o agente criador por excelência do filme e por ele somos conectados de outra forma ao mundo objetivo e provocados a desenhar espaços, ações e sensações pela entrega aos olhos de nossos ouvidos ou aos ouvidos de nossos olhos. É ele que ilumina todos os elementos de linguagem do filme, até mesmo a fotografia, que complementa e recorta poeticamente as imagens sonoras sem assumir a condução da narrativa.

Atravessado por fatos cotidianos, Khorshid segue em sua busca interior, uma busca simbólica pela visão. E a jornada do garoto culmina com seu corpo solto como um cavalo, trotando ao som da 5ª Sinfonia de Beethoven, como se não existissem mais barreiras e finalmente estivesse livre para enxergar.

O que Makhmalbaf realiza é uma obra-prima através do olhar/ouvir individual que se choca com o coletivo, reconstruindo na tela o mapa de sons cartografado pelos ouvidos do menino cego, os sons da vida e seu valor afetivo, o feio, o belo, o singelo, o detalhe, o desafinado e o melódico. Como e o que escolhemos perceber ou quanto de nós olha e vê, sente e se desperta.

Do silêncio ao som, do ruído à música, enxergamos. Mais.

No Festival de Veneza, Makhmalbaf declarou: “O filme faz referência à minha infância. Minha avó que era muito religiosa sempre me dizia: se você ouvir a música, você vai para o inferno. Ela me fazia colocar os dedos no ouvido quando saía pela rua, para não escutar nenhuma música. Era para o meu próprio bem. A primeira música que escutei foi a 5ª sinfonia de Beethoven, e fui profundamente afetado pelo esplendor da peça. Desde então, as quatro notas ficaram em minha mente, como um poder magnético da música. Um ferreiro que trabalhava para nós disse que um dia, enquanto estava no ônibus, tinha tentado seguir um dos passageiros, pois se sentiu atraído pela música que ele estava a ouvir e se perdeu. Foi assim que eu tive a ideia para o filme”.

Tela Tudo Clube de Cinema convida para a exibição do dificilmente encontrado O Silêncio. Agucem os ouvidos que o filme já vai começar.

/ O SILÊNCIO, de Mohsen Makhmalbaf
1997, 76 min, Irã-Tajiquistão-França

QUANDO: 03 de março de 2012, SÁBADO, às 14h30min
ONDE: Cine SESI Pajuçara
ENTRADA GRATUITA
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos

REALIZAÇÃO
Tela Tudo Clube de Cinema

PARCERIA
Centro Cultural SESI

CARTAZ, BANNER E LAYOUT SITE
Alice Jardim

TEXTO
Lis Paim e Nivaldo Neto

O TELA TUDO CLUBE DE CINEMA É FILIADO AO CONSELHO NACIONAL DE CINECLUBES BRASILEIROS. CINEMA É CULTURA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do meu blog. abraços. beto