quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Avanço científico: descoberto bactéria que decompõe plástico em 3 meses

Um adolescente este mês, descobriu uma maneira de decompor sacos de plástico em três meses. Daniel Burd, de 16 anos fez uma experiência com um projeto de feira de ciências, que terminou com uma solução revolucionária. Ele isolou os microorganismos que decompõem o plástico, e descobriu duas bactérias Sphingomonas e Pseudomonas que trabalham juntas para consumir plástico polietileno em tempo recorde.

Hoje consumimos muito plástico, o mundo produz 500 bilhões de sacos plásticos e recursos para essa produção. Fora o impacto no meio ambiente.

Ele afirma que o processo é simples, e o resultado foi satisfatório. Em 6 semanas 43% do material já havia sido decomposto, com a liberação apenas de água e de baixa quantidade de dióxido de carbono. Segundo o garoto, o sistema é barato, eficiente e facilmente aplicável em nível industrial. Precisando apenas das sacolas, um fermentador e seus micróbios.

Ainda bem, pois graças a Daniel, temos uma solução para a praga do plástico. Agora estudos precisam ser feitos, para que tenhamos infra-estrutura para aplicar essa descoberta.

Informações: inhabitat.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do meu blog. abraços. beto