quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Maceió terá enfim sua primeira megastore


 
“Os tempos estão mudando”, já dizia o bardo americano Bob Dylan. Mudanças que, aliás, nem são tão recentes assim – o processo nos acompanha há mais de uma década e o declínio das livrarias tradicionais que frequentávamos há cerca de 15 anos está associada, entre outros fatores, à progressiva decadência do Centro da capital. Outrora voltados à socialização e à discussão de temas de interesse comum, estabelecimentos como a Livro 7, a Segal e a Caetés, entre outros, foram perdendo público, até fechar suas portas em definitivo. Estado com o maior índice de analfabetismo do Brasil, Alagoas não é exatamente um lugar propício para o mercado livreiro. Mas se por um lado há quem argumente que a internet foi decisiva para a derrocada das livrarias físicas, por outro existe a turma que acredita ser apenas uma questão de tempo para que os livros digitais substituam os impressos. No fim das contas, todo esse exercício de futurologia é muito chato e cansa a beleza de qualquer cidadão.

Certo mesmo é que dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a quantidade de cidades com livrarias caiu 21,15% no país. A mesma pesquisa também mostra que, entre 1999 e 2006, cresceu em 178% o número de municípios com provedor de internet, e em 103% o dos que contam com ensino superior. Mas, contrariando as previsões catastróficas de profetas e ‘especialistas’, grandes redes continuam a investir em projetos de expansão de livrarias físicas, sobretudo nas capitais nordestinas – nas quais os conglomerados enxergam um mercado promissor.

Nossos vizinhos pernambucanos, por exemplo, contam com filiais de redes como a Saraiva e a Cultura há quase uma década. Em 30 de outubro último, inclusive, a Livraria Cultura inaugurou uma segunda loja no Recife. Instalada no RioMar Shopping, no bairro do Pina, zona sul da cidade, a nova unidade aposta na segmentação de públicos, e por isso criou espaços específicos para adolescentes e geeks (os jovens ligados em tecnologia, eletrônica e jogos).

http://gazetaweb.globo.com/gazetadealagoas/noticia.php?c=214233

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do meu blog. abraços. beto